O tal do Mindset Ágil

Quem já ouviu falar, seja numa palestra ou curso, o tal do Mindset Ágil? Quem participa dos meus cursos e Webinars sabe que esse é o nome da minha empesa, mas o que é o mindset ágil? Como criamos isso? De onde veio? O que quer dizer? E quais os próximos passos para isso?

Como diversos leitores devem saber, o manifesto ágil completou esse ano 18 anos de existência. Brincadeiras sobre maioridade à parte, me parece um tempo interessante para algo que é tão simples, mas que cresceu tanto. Pois é, mas vamos entender um pouco melhor.

O que é ter um Minset Ágil? Para começar, a palavra “mindset” se traduz para mentalidade ou modelo mental que, por sua vez, está vinculada à forma com que pensamos e nos posicionamos sobre determinados cenários e contextos. Com isso, um Mindset Ágil está relacionado com a forma de pensar e agir que aproxima empresas e profissionais de enfrentar desafios de forma ágil.

Mas como percebemos se temos um Mindset Ágil? Não é tão simples. Quando falamos de agilidade, não estamos falando de um determinado modelo ou ferramenta que ajuda você e seu time a entregar valor. Estamos falando formas e métodos que fazem com a organização:

  • Responda às mudanças do mercado;
  • Entregue valor ao usuário antecipadamente e frequentemente;
  • Aprenda rapidamente com seus erros e, principalmente, cometa novos;
  • Estabeleça mecanismos de inspeção e adaptação frequentes de seus objetivos, produtos e processos;
  • Tenha altos níveis de comunicação e colaboração entre áreas e entre clientes;
  • Possua transferência sobre as informações e metas dos seus produtos, à vista de preferência;
  • Construa um ambiente seguro para as pessoas;

Existem diversas características, mas, com essas talvez você possa ter uma percepção um pouco melhor sobre o tal do Mindset Ágil.

Calma… Os próximos artigos vão te explicar mais.

Grande abraço!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: