Agile Governance Framework

Olá pessoal, tudo bem?

Constantemente percebemos o quanto a agilidade afeta as novas vidas profissionais e como isso muda a forma como as organizações estão pensando em objetivos, processos, resultado e pessoas. Agilidade se tornou o diferencial que o concorrente não sabe usar, o mindset necessário para desbloquear o potencial que a organização tem de entregar mais valor.

Sabendo disso, algumas perguntas começam a surgir, como:

  • Quais as diretrizes e processos para gerenciar essas iniciativas?
  • Quais os novos papeis que surgem com isso e qual a sua responsabilidade no processo de transformação?
  • Como o C-level se mantém informado / engajado na mudança?
  • Qual o limite para a agilidade?
  • Como geramos a governança dessas iniciativas e seus resultados?

São perguntas que não se respondem rapidamente ou de uma vez. Mas sabemos duas coisas simples, minimamente:

  1. O Agile Coach possui um papel essencial neste contexto, apoiando a organização, produtos, times e indivíduos a se posicionarem em um novo patamar de resultados.
  2. Precisamos falar de um framework que irá liderar as frentes de atuação da transformação ágil e, consequentemente, do Agile Coach. Esse é o nosso Framework: o Agile Governance Framework.
Agile Governance Framework, by Mindset Ágil / Felipe Oliveira

Criamos este modelo com um simples intuito: encarar Agilidade como uma frente de transformação organizacional, atuando em todos os aspectos que permeiam o seu escopo. O Agile Governance Framework é formado por 6 trilhas de conhecimento e atuação:

  • Business Strategy Leadership: envolve as decisões de negócio que diretores e CEOs são capazes de tomar com a devida urgência. Com uma ótica pensando em Business Agility e Strategic & System Thinking, esta trilha deve ajudar líderes estratégicos a tomar decisões mais ágeis, com objetivos mais tangíveis e compartilhados, propiciando um cenário de melhoria organizacional contínua;

  • Transformation Leadership: esta trilha aborda todas as competências e desafios relacionados à gestão de mudanças organizacionais, o principal risco e visão de um Agile Coach enquanto agente de mudanças. Nesta trilha você entenderá uma subdivisão clara: assessment, complexidade, lean change e escalada ágil.

  • People Leadership: pessoas são a essência de qualquer organização ou processo de transformação. Por isso, esta trilha aborda uma visão de liderança que traz práticas de Management 3.0, OKR para pessoas, People Analytics e vários outros conceitos para ajudar o Agile Coach a trabalhar no desenvolvimento, motivação e construção de indivíduos, times e estruturas inovadoras.

  • Process Leadership: mindset lean e ágil são essenciais para performance, porém, há a necessidades de processos, frameworks e ferramentas para apoiar a organização. A trilha Process Leadership supre todas as dúvidas e necessidades sobre práticas e processos ágeis para evoluir. Entre os modelos, colocamos Scrum, Lean Kanban, Lean Startup e outros.

  • Technical Leadership: mesmo com o viés de negócio, precisamos de maestria técnica na agilidade para que possamos entregar produtos digitais com maior velocidade, adaptabilidade, qualidade, etc. Nesta trilha pegamos a engenharia de software mesclada aos princípios de Lean Software Development, conectando com DevOps, Segurança, Arquitetura, Behaviour Driven Development e outros tópicos para acelerar a entrega de software como nunca.

  • Product Leadership: esta trilha leva você ao caminho que muitos seguem, onde precisará ter uma visão de negócio potente, voltada a ganho financeiro, métricas de negócio, satisfação do cliente e experiência do usuário. A abordagem aqui sempre é voltada a como lideramos pessoas e produtos para levar a organização a novos recordes de resultado organizacional.

Pensando em tudo isso, parece MUITA coisa. Mas essas trilhas de expertise são as cadeias essenciais de como podemos aprimorar os resultados da empresa, enquanto deixamos o ambiente mais harmonioso, mais tranquilo e nossa capacidade de alinhar com os times e as demandas mais transparente. 

Essa é a base para a Agilidade.

2 comentários em “Agile Governance Framework

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: